Cronograma

Abaixo, lista de participantes do EFA: Arte & Sentido. O evento ocorrerá durante os dias 23, 24 e 25 de agosto, no campus Trindade da UFSC. O cronograma, com especificação dos horários das atividades, ainda está para ser definido.

Professores
Convidados

Lúcia Santaella (PUCSP)

Lucia Santaella é pesquisadora 1 A do CNPq, graduada em Letras Português e Inglês. Professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP, com doutoramento em Teoria Literária na PUCSP em 1973 e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP em 1993. É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP. É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e Membro Executivo da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, México, desde 2004. É correspondente brasileira da Academia Argentina de Belas Artes, eleita em 2002. Foi eleita presidente para 2007 da Charles S. Peirce Society, USA. É também um dos membros do Advisory Board do Peirce Edition Project em Indianapolis, USA e um dos membros do Bureau de Coordenadores Regionais do International Communicology Institute. Foi ainda membro associado do Interdisziplinäre Arbeitsgruppe für Kulturforschung (Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Cultura), Universidade de Kassel, 1999-2009. Recebeu o prêmio Jabuti em 2002, 2009, 2011 e 2014, o Prêmio Sergio Motta, Liber, em Arte e Tecnologia, em 2005 e o prêmio Luiz Beltrão-maturidde acadêmica, em 2010. Foi professora convidada pelo DAAD na Universidade Livre de Berlin, em 1987, na Universidade de Valencia, em 2004, na Universidade de Kassel, em 2009, na Universidade de Évora em 2010, na Universidad Nacional de las Artes, Buenos Aires, 2014 e na Universidade Michoacana de San Hidalgo, México, 2015. Foi pesquisadora associada no Research Center for Language and Semiotic Studies em Bloomington, Universidade de Indiana, em repetidos estágios de pesquisa, especialmente em 1988, pela Fulbright, Nessa mesma universidade, fez pós-doutorado em 1993, pelo CNPq. Desde 1996, tem feito estágios de pós-doutorado em Kassel, Berlin e Dagstuhl, Alemanha, sob os auspícios do DAAD/Fapesp. 237 mestres e doutores defenderam suas dissertações e teses sob sua orientação, de 1978 até o presente e supervisionou 6 pós-doutorados. Tem 42 livros publicados, dentre os quais 6 são em co-autoria e dois de estudos críticos. Organizou também a edição de 15 livros. Além dos livros, Lucia Santaella tem perto de 400 artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no Exterior. Suas áreas mais recentes de pesquisa são: Comunicação, Semiótica Cognitiva e Computacional, Estéticas Tecnológicas e Filosofia e Metodologia da Ciência.
Informações coletadas do Lattes em 27/04/2017

continuar lendo

Ricardo Fabrinni (USP)

É professor doutor em Filosofia (área: Estética) no curso de Graduação e no Programa de Pós-graduação em Filosofia no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) (2008); e professor do Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA-USP). Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1983) e Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1986); licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1986); mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1998). É membro do Conselho Deliberativo do Museu de Arte Contemporânea da USP (Representante do Reitor). É membro do GT de Estética da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). É assessor ad hoc da Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo). É membro do Conselho Consultivo dos seguintes periódicos: Rapsódia: almanaque de filosofia e arte do Departamento de Filosofia da USP; Kínesis: Revista de Estudos Pós-graduandos em Filosofia da UNESP; Filogenese: Revista Eletrônica de Pesquisa em Filosofia da UNESP; Revista Paralaxe (PUC - SP); Revista XIX: Artes e técnicas em transformação (UNB), Revista Negativo: filosofia, ciência e arte do FIL/ICH da UNB; Ipseitas: Revista de Filosofia da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: estética, filosofia da arte, arte contemporânea, arte moderna, arte brasileira.
Informações coletadas do Lattes em 08/01/2017

continuar lendo
UFSC

Celso R. Braida

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1987), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor associado na Universidade Federal de Santa Catarina. Membro dos grupos de pesquisa "Núcleo de Investigações Metafísicas' (Ufsc) e "Origens da Filosofia Contemporânea" (PUCSP). Tem experiência na área de Filosofia da Linguagem e da Arte, com ênfase em análise ontológica, e pesquisa principalmente os temas: ontologia da arte e dos artefatos, teorias da linguagem, e análise categorial.
Informações coletadas do Lattes em 22/05/2017

continuar lendo

Nazareno de Almeida

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado (2002) e doutorado (2005) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Metafísica. Investiga questões ligadas à problemática sobre a relação pensamento-linguagem-mundo, tanto através de sua instauração no pensamento grego, quanto através de abordagens contemporâneas da mesma. Por conta de investigar esta problemática, opera com temas, questões e conceitos pertencentes a vários campos da Filosofia, em especial Ontologia Formal, Filosofia da Linguagem, Semiótica Filosófica e Filosofia da Arte. É coordenador do Núcleo de Filosofia Antiga da UFSC, bem como membro do Núcleo de Investigações Metafísicas da UFSC e do Grupo Filosofia, Arte e Educação também da UFSC.
Informações coletadas do Lattes em 22/05/2017

continuar lendo

Patrícia Fonseca Fanaya

Patrícia Fonseca Fanaya é pós-doutoranda em Filosofia pela UFSC, doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, 2014), tendo realizado estágio de pesquisa doutoral na Penn State University (2012-2013), Pennsylvania, USA ? bolsa CAPES/FULBRIGHT; mestre em Estudos da Tradução (UFSC, 2009); graduada em Comunicação Social ? Publicidade e Propaganda (UnB, 1991). É pesquisadora, membro dos grupos de pesquisa Sociotramas: Estudos Multitemáticos em Redes Sociais, vinculado ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP e Transobjeto grupo de estudo dos confrontos entre o realismo especulativo e o realismo peirceano, também vinculado ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. Temas de pesquisa: semiótica peirceana, subjetividade, cognição encarnada, realismo especulativo, tradução transcultural e intersemiótica, novas tecnologias e redes digitais. Atua profissionalmente como consultora de planejamento estratégico de marketing e comunicação e conta com mais de 20 anos de experiência e diversos prêmios. É empresária, sócia-proprietária da Duet Marketing e Comunicação
Informações coletadas do Lattes em 22/05/2017

continuar lendo